terça-feira, 5 de abril de 2011

Moqueca de Shimeji

Essa receita é ótima pra receber a família ou mesmo pra fazer em um almoço de domingo com namorado(a). Fica com uma aparência linda e um aroma que, por si só, já convoca toda mundo para a mesa. Gosto de servir esse prato com arroz branco e pirão!



Tradicionalmente a moqueca é feita em panela de barro, e fica ótima feita dessa forma. Nunca arrisquei fazê-la de outro jeito, mas acho que uma panela de pedra funcionaria também! Esses dois tipos de panelas além de darem um sabor maravilhoso a comida ainda ajudam a manter a moqueca quente na mesa por um bom tempo.

Outra característica da moqueca tradicional é que os legumes são cortados em rodelas e posicionados no fundo da panela, entretanto eu gosto de prepará-la com os legumes picados em cubinhos, mas deixo você livre para experimentar as duas formas de preparo e decidir como mais gosta.

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo
  • 2 dentes de alho (eu uso uns 5!)
  • 1 cebola picada em cubinhos
  • ¼ de pimentão verde picado em cubinhos ou em rodelas
  • ¼ de pimentão vermelho picado em cubinhos ou em rodelas
  • 3 a 4 tomates picados
  • 1 pimenta dedo-de-moça (ou algo mais picante caso gostem)
  • 4 colheres de sopa de coentro picado
  • 400g de cogumelo Shimeji
  • 1 colher de chá de sal
  • 200ml de leite de coco (1 garrafinha)
  • 2 colheres de chá de azeite de dendê
  • 1 ½ limão (só o suco)

Modo de Preparo:

Depois que tudo já estiver devidamente picado, ou em rodelas, unte a panela de barro por dentro com um pouco de azeite ou óleo. Leve-a para o fogo alto com o azeite pedido da receita, quando estiver quente adicione a cebola e o alho picados. Eu gosto de colocar a cebola antes, e quando ela está dourada eu adiciono o alho, eu queima mais rápido. Depois que o alho também estiver dourado adicione os pimentões e a pimenta e refogue durante um minuto. 

Acrescente o tomate, o sal e 2/3 do coentro picado e deixe ferver. Adicione meio copo de água (100ml) e espere ferver novamente. Acrescente o limão, o azeite de dendê e o leite de coco e deixe ferver mais uns 5 minutos. Adicione, finalmente, os cogumelos e abaixe o fogo. 
 
Espere até que os cogumelos estejam cozidos e macios (+- 10 minutos). Se necessário adicione mais 100ml de água para que continue com bastante caldo. Quando estiver pronto apague o fogo e jogue o restante do coentro. Tampe e leve para a mesa, prontinho para servir e alegrar barrigas famintas.


( Quem me inspirou para criar essa receita foi a Moqueca do blog Come-se, que eu sou fã!!)

7 comentários:

Pedro Martins disse...

hmmmmmmmmmmmm

pena que eu vou custar pra achar uma panela de barro por aqui!

Mari disse...

ah! porque óleo de dende vai ser facinho facinho!
hahahahahaha

Pedro Martins disse...

huahuahua
não pensei por esse lado!
mas até que tem umas lojinhas de artigos de terceiro mundo, umbanda e outras estripulias que deve ter olho de dendê

Si disse...

Cecíiiiilia!
Que alegria te encontrar por aqui, fazendo delícias veganas! Você acho que não vai se lembrar de mim, então me re-apresento. Sou Simone Lima, e conheço seus pais desde minha adolescência. Conheci você pequenina na Vivendo e Aprendendo, quando Diogo, meu filho, estudva por lá, também. Sou vegana também e sócia do Café Corbucci, recém aberto café Vegano da cidade. Já esteve por lá?
Simone

CozinhaDaBruxa disse...

Jà estive sim! Vou sempre lá! Que bom que vc apareceu aqui no blog!Espero que nos encontremos lá no cafe um dia desses!

Vida e Permacultura disse...

Testada e aprovada! hummmmmmm
Danielle Henderson.

Anônimo disse...

Humm, moqueca com cogumelos deve ser bom :D
Parabéns pelo blog Cecilia!