domingo, 30 de janeiro de 2011

Bolo de Milho (Bolo M.A.R.I)

Espero que vcs gostem dessa receita, ela é muito popular aqui em casa, é a paixão da minha  companheira de casa, Mari. Ela adora milho! E quando digo que ela é uma “adoradora de milho” não estou exagerando, pelo contrário, estou sendo moderada. Só pra dar uma ideia, no seu ultimo aniversário ela me pediu para preparar três bolos de milho, e só um era para os convidados!

Então eu batizei esse modesto bolo, que alegra tanto o coração e a barriga da minha amiga, de Maravilha Amarela Realmente Incrível, MARI. Não quero que você pense que eu acho o meu bolo de milho melhor do que o da sua avó, é só uma homenagem a essa linda pessoa, completamente apaixonada por milho, que tanto me apoia na vida e na gastronomia.

E agora, sobre essa gostosa e prática receita não se engane, o cremoso do título é realmente verdade! Esse bolo é daqueles que quase poderia ser apelidado de torta, de tão cremoso e molhadinho que ele é. Não cresce muito, mas fica com uma aparência dourada de dar aguá na boca. Eu particularmente prefiro fazê-lo em forma grande e redonda, com um furo no meio. Assim ele cozinha mais uniformemente, mas ainda sim fica cremoso. Entretanto vala a pena dizer que ele também funciona muito bem feito em pequenas doses, em forminhas de cupcake. Só que nesse caso o bolinho fica pronto bem mais rápido e não fica tão cremoso quanto o grande, mas fica mais fofo que a outra versão.

Não vá pensando que essa é uma daquelas receitas complicadas e cheias de segredos, não! Esse é um típico bolo de liquidificador, que fica pronto em alguns minutos e depois é só deixar o forno trabalhar. E, se você não for um desse loucos por bolo quente, ele fica maravilhoso gelado, então pode colocar a geladeira para trabalhar também.




Ingredientes:
2 xícaras de milho verde (+- 2 espigas)
1 3/4 xícara de açúcar cristal
1 xícara de farinha de trigo branca
1 caixinha de creme de soja (200ml)
1 garrafinha de leite de coco (200ml)
1 colher de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de creme vegetal

Modo de Preparo:
Separe o milho da espiga e reserve. Coloque todo o resto dos ingredientes no liquidificador e misture. Quando a massa estiver bem misturada adicione o milho e dê uma mexida com a colher. Ligue o liquidificador e bata até os grãos de milho terem sumido. Tome cuidado para não liquidificar por muito tempo, caso contrário a massa ficará muito fina, e você também perderá a textura do milho.

Depois disso, adicione a massa em uma forma redonda com furo no meio que já esteja untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido à 180°C por aproximadamente 1h, sempre em fogo baixo. Mas, mesmo que a parte de cima já esteja dourada, não retire do forno sem antes fazer o teste do palitinho ou da faca, ok? E lembre de não abrir o forno antes da hora para que o bolo não murche.

6 comentários:

Márcia disse...

b

Márcia disse...

Oi, vim dizer que acabei de fazer a receita e fica bem gostosa, parecendo um pudim até. Mas colocarei menos açúcar da próxima vez, para mim ficou doce demais, ao contrário do meu marido, he he. Usei forma de silicone (preguiça de untar e depois de lavar a forma de metal). Obrigada.
Márcia

Tig~ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CozinhaDaBruxa disse...

O Creme vegetal nessa receita seria o equivalente a margarina sem produtos de origem animal!

Unknown disse...

Obrigada!

Esse bolo é tudo o que eu esperava dele *_______*

Unknown disse...

MUITO BOM GOSTEI DO RESULTADO, FICOU BEM CREMOSO...