segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hambúrguer Vegetal

Eu não sei vocês, mas eu sou fã de um bom hambúrguer! Com  um pimentinha então, nem se fala. Por isso acabava gastando uma grana todos os meses nesse pequeno luxo. Mas alguns meses atrás, finalmente coloquei a mão na massa e criei uma receita de hambúrguer de soja que é uma delicia e bem baratinha de se fazer em casa. Só dá um pouco de trabalho, mas é difícil encontrar um hambúrguer que não dê.

O legal dessa receita é que você também pode congelar, ou seja, pode ir um dia pra cozinha e ter hambúrgueres pro resto do mês! Espero que vocês também gostem dele. Quem tentar fazer, por favor, me conte depois como ficou!

Hambúrguer Alado
INGREDIENTES:
1 cebola pequena
6 dentes de alho
1 punhado de salsinha
3 limões
3colheres de sopa de óleo (ou azeite)
Shoyo
pimenta do reino
cominho
2 xícaras de soja (miúda)
3 pães franceses (amanhecidos) ou pão de forma

MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador a cebola, o alho, a salsinha, o óleo e os temperos. Reserve.
Hidrate a soja e escorra bem (isso faz toda a diferença!). Refogue-a em óleo acrescentando o shoyo e o limão. Mexa até secar, desligue o fogo e deixe esfriar. Lembre-se que o único sal da receita é o do shoyo, por isso não retire do fogo até que a soja esteja bem temperada e bem seca!

Esfarele o pão em uma bacia, despeje a mistura de cebola, alho e salsinha. (Caso o seu pão esteja novo, coloque-o no forno até dar  uma torradinha.) Acrescente a soja já fria e amasse bem com as mãos até dar liga. Nesse ponto você pode sentir necessidade de acrescentar um pouco mais de farelo de pão ou farinha de rosca para firmar a massa, mas tome cuidado para não adicionar pão demais, ou o hambúrguer ficará massudo.

Modele com as mãos ou use aros circulares de metal para dar o formato.
Frite com pouquíssimo ou nenhum óleo em uma frigideira antiaderente, ou coloque em um grill até que esteja dourado dos dois lados.
Se quiser congelar é só embalar em papel alumínio ou papel filme adequado para alimentos e levar para o congelador por até 30 dias.

Rende aproximadamente 10 hambúrgueres ou 20 mini-hambúrgueres.
Bom apetite!!

4 comentários:

Daniel Kirjner disse...

Hmmmmm.......comi hoje e aprovei!!

Sonia Blanco Pugs disse...

Muito bom, na próxima colocarei menos limão, de resto perfeito!!!

Sonia Blanco Pugs disse...

Muito bom, na próxima colocarei menos limão, de resto perfeito!!!

Maria Pereira disse...

Muito bom...minha filha amou.
Vou fazer sempre n se compara com os de Super mercados.